segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Exposição Imargem no Setembro Verde da Matilha Cultural





Matilha Cultural anuncia programação da 6ª edição do Setembro Verde
Programação gratuita oferecerá mostra de filmes, debates, palestras e exposição que discutem a crise da água em São Paulo

São Paulo, agosto de 2014 – No dia 22 de setembro, segunda-feira, a partir das 19h, a Matilha Cultural dá início à 6ª edição do Setembro Verde, projeto multimídia colaborativo com foco em temas políticos e socioambientais. Com programação gratuita relacionada às artes, cinema, debates e oficinas, a edição deste ano tem como foco a questão da crise da água, trazendo mapas, infográficos, fotos, arte e textos. Questões relacionadas com os parques urbanos e áreas verdes também estarão expostas, além de uma viagem pela Amazônia e práticas sustentáveis na exposição “Expedição Barco Íris” e filmes no Cine Matiha. Na noite da abertura, DJ Nat Jako nas vitrolas com seleção especial para a ocasião, com músicas que remetem à natureza.

A galeria da Matilha será tomada por peças que demonstram como São Paulo é afetada com a crise hídrica. De um lado a arte, questionamento e trabalho doImargem, coletivo com base no Grajaú, no entorno da represa Billings, formado por artistas visuais que organizam intervenções multidisciplinares reunindo arte, meio ambiente e convivência. Do outro lado da galeria, infográficos, mapas, textos, vídeos e fotos feitos em parceria com pesquisadora Marussia Whately/consultora em sustentabilidade e colaboradora do Instituto Socioambiental organização que propõem soluções de forma integrada a questões sociais e ambientais com foco central na defesa de bens e direitos sociais.

Compondo também o conjunto da exposição animação sobre o ciclo da água do site asboasnovas.com, que possui projetos de comunicação com foco na sustentabilidade e boas causas, lambes do coletivo Volume Vivo, projeto de pesquisa audiovisual que pretende mapear as causas e soluções para a crise da água em São Paulo e infográficos e vídeos do Projeto 2000 e Água, reportagem hipermídia com vídeos e infográficos sobre a crise hídrica, elaborada por um grupo de seis alunos de jornalismo da ECA-USP com fotos e depoimentos que dão voz a pessoas que convivem com a água - e a falta dela - de diferentes maneiras. Destaque para o mapa “Rios Invisíveis” criado pelo artista Nik Neves para a publicação Planeta Sustável, que traz rios da cidade que com o crescimento urbano, acabaram canalizados e encobertos por cimento.

Para quem prefere exposição fotográfica, acontece na arena a mostra “Expedição Barco Irís”, do EarthCode Project (www.earthcode.org ), projeto que documenta mais 180 comunidades étnicas alternativas e convencionais na Austrália, Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Amazônia, e conta a história de uma aventura sustentável pela América do Sul. Com fotos e textos de Henny Freitas, jornalista, permacultora e educadora ambiental, a exposição mostrará o processo de Henry na construção de seu próprio barco para desfrutar e descobrir formas de projetos sustentáveis na Amazônia peruana e brasileira. “Além de apreciar a beleza natural da fauna, flora e vida primitiva da Amazônia, a mostra proporciona uma reflexão sobre as conseqüências que o desmatamento amazônico traz para a falta d'àgua em São Paulo.”, antecipa Henny. Além das fotos da expedição, uma novidade deste ano será a instalação de um domo geodésico feito de bambu como um exemplo de construção sustentável e dentro dele exposição do conto de Henny “Pescador de Ilusões”, com desenhos feitos por crianças que participaram das atividades propostas pela Expedição Barco íris, inspiradas pelo conto, que inspira crianças a terem uma postura mais consciente em relação aos recursos naturais.

Outra novidade deste ano fica por conta da Banca Orgânica que será organizada pelo Instituto AUA, que trabalha como facilitador na formação de coletivos de consumo para incentivar a agricultura orgânica familiar. Serão montadas bancadas para a exposição e venda de produtos orgânicos.

No Cine Matilha será possível conferir filmes com temáticas que abrangem o meio ambiente e a sociedade, como o novo filme do diretor brasileiro Silvio Tendler, “O Veneno está na Mesa II”, que proporciona uma reflexão sobre os alimentos que consumimos e que possuem grandes índices de agrotóxicos. Já o “Água”, do diretor Yael Perlov, é um projeto de sete curtas que mostra a relação das pessoas com a água através de diversas histórias. A programação foi feita em parceria com a Mostra Ecofalante de Cinema.

Alguns debates e oficinas complementam a programação, com destaque para Expedição Rios e Ruas pelo centro da capital, debates sobre água com parceiros desta edição Volume Vivo, Rios e Ruas e 2000eágua, além de um bate-papo com biólogo Victor Lucato, que abordará a relação entre a água e áreas verdes, próximas e distantes.

No último ano, cerca de oito mil pessoas compareceram nos espaços da Matilha Cultural para conferir as ações que mostravam a resistência indígena no Brasil e as dinâmicas entre tribos.

Setembro Verde @Matilha CulturalAbertura: 22 de setembro, a partir das 19h
Período expositivo: 22 de setembro a 28 de outubro.
De terça-feira a domingo, das 14h às 22h
Entrada gratuita
É permitida a entrada de animais

MATILHA CULTURAL
Rua Rego Freitas, 542 – São Paulo
Tel.: (11) 3256-2636
Horários de funcionamento: terça-feira a domingo, da 12h às 20h/ exceto sábados: 14h às 20h
Wi-fi grátis
Cartões: VISA (débito/ crédito)
Entrada livre e gratuita, inclusive para cães
www.matilhacultural.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário