quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Manifesto por ruas mais humanas e sustentáveis, por uma cidade melhor


O Imargem assinou o Manifesto por ruas mais humanas e sustentáveis, por uma cidade melhor, leia na íntegra!
Abaixo o Manifesto com mais de 30 organizações de ocupações de espaço público em defesa das políticas públicas voltadas para humanização da cidade. O Manifesto foi lido dirante o evento Escola de Parklet, com a presença do prefeito Fernando Haddad , Secretário de Transportes Jilmar Tatto e o Secretário de Desenvolvimento Fernando Melo. Após a leitura o prefeito tornou-se imediatamente signatário e conclamou que todos os governos independentemente de partidos e ideologias deveriam seguir de forma suprapartidaria.
Prefeitura da cidade de São Paulo
Prefeito Sr. Fernando Haddad
Em 2008, a humanidade cruzou um limite histórico: pela primeira vez, mais pessoas passaram a viver em áreas urbanas do que rurais. Nos tornamos seres predominantemente urbanos.
O que milhares de pesquisadores, urbanistas, coletivos, artistas e cidadãos ao redor do globo estão tentando descobrir é: como construir cidades mais humanas e sustentáveis?
Se hoje a vida acontece nas cidades – e não há como impedir seu crescimento –, será possível impedir o seu declínio?
Até a segunda metade do século 20, criaram-se, em volta das cidades, áreas suburbanas com bairros distantes, de baixa densidade, mal servidos de transportes públicos e com fraco desenvolvimento social.
Esse modelo estimulou a demanda por deslocamentos de automóvel. Uma demanda muito superior ao que as cidades poderiam suportar. Aos poucos, as metrópoles foram se transformando em grandes estacionamentos de veículos particulares e as pessoas perderam a conexão com as ruas, o contato humano, encapsuladas em seus carros, respirando um ar de péssima qualidade no trânsito.
Um dos grupos demográficos mais afetados por esse modelo foram as crianças, já que sua consciência cívica, ou a ausência dela, está estritamente vinculada com a experiência temporã do coletivo.
A falência dessa matriz trouxe um novo conceito de desenvolvimento urbano, cada vez mais discutido em todo o mundo: o urbanismo caminhável, que cria outras centralidades e valoriza a curta distância entre moradia, trabalho, educação, saúde e lazer.
Uma organização baseada em alta densidade, com diversos tipos de imóveis ligados por áreas de lazer, bem conectados por sistemas de transportes coletivos e não motorizados. Ou seja: as melhores cidades do mundo são aquelas cujos bairros dependem cada vez menos de transporte individual, com ruas arborizadas e fácil acesso a pé ou de bicicleta para os deslocamentos cotidianos.
Desenvolver esses novos padrões é um desafio de todos: governo, empresas privadas, sociedade civil e universidades. Em São Paulo, chegamos ao ponto de mutação: um limite do qual não é mais possível voltar atrás. Temos de caminhar no sentido de uma cidade pensada para as pessoas, que reorganize seus espaços de modo a torná-los mais agradáveis e habitáveis, para propiciar melhor qualidade de vida.
Mas, para que as pessoas caminhem mais, é preciso não só criar bairros mais atrativos como investir em caminhos seguros, iluminados e com infraestrutura adequada para pedestres e ciclistas. É necessário estimular a população a ocupar ruas e praças e incentivar a formação de mais espaços de convivência, garantindo o cuidado dos espaços verdes e apoiando práticas sustentáveis.
O conhecimento e a apropriação do espaço em que vivemos nos faz desenvolver pontos de referência e sentido de pertencimento. Viver ativamente a cidade
promove uma atitude positiva e de respeito pelo espaço público – um espaço de aprendizagem e convívio para todos. Lutamos por ruas de escala humana, coletiva, criativas e com maiores oportunidades para todos.
Em São Paulo 24 de setembro, assinam este manifesto:

Instituto Mobilidade Verde
Cidades para as Pessoas
Cidade Democrática
Cidade Ativa
Efêmero Concreto
Boa Praça
Sampa pé
Minha Sampa
Café na rua
Bela Rua
A Batata Precisa de Você
Red OCARA
Davis Brody Bond – Arquitetura da convivência
Conexão Urbana
Ocupe & Abrace
Catraca Livre
Virada Sustentável
IMARGEM
Zoom Arquitetura e Urbanismo
Acupuntura Urbana
Rodas de Leitura
Superlimão
H2C Arquitetura
Contain (IT)
Muda
Mobilize
Parkl(IT)
Rios e Ruas
Escola São Paulo
Urbanismo Caminhável
Ciclocidade

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