2008






Nesta edição, o Imargem produziu murais e lixeiras em cinco dos bairros e realizou vivências e debatepapos entre, interessados, especialistas e alunos de uma  escola da região,  nos eixos temáticos: arte, meio ambiente e convivência. As situações proporcionadas pelo Projeto Imargem visam despertar interesses, construir desejos, ampliar cenários. Espera-se, com elas, convidar crianças, jovens e adultos a exercitarem outras linguagens, outros modos de dizer, outros diálogos e outras possibilidades, para além daquelas que  se pode vivenciar no contexto das periferias de São Paulo.



Painéis em Grafite:

Agregam ao projeto os artistas grafiteiros da comunidade, os chamados “Agentes Marginais”, que acompanharam todo o processo do projeto, em criação coletiva de cinco painéis em grafite, um em cada bairro de atuação do Projeto, na ocasião:



Jardim Prainhas, Jardim Monte Verde, Parque Residencial Cocaia, Gaivotas e Cantinho do Céu – Grajaú, São Paulo.





Relatório de desenvolvimento do Projeto Imargem
No período de Agosto a Novembro de 2008.

Neste período de final de agosto até este inicio de Novembro, foi quando se intensificaram as ações do coletivo, uma vez que o projeto se encontra no meio de suas ações.
Iniciamos nossas ações no bairro Parque Residencial Cocaia, bairro que antigamente era conhecido como Morro da Macumba e que hoje tem o nome de um projeto idealizado pelo artista Jonato, com co-produção dos Artistas Everaldo e Ronaldo Costa e coordenação de Paula Dias, estes agentes marginais contam sua história através de linguagens como graffiti, história em quadrinhos, escultura e fotografia.

Nossa ação neste território foi à inauguração da primeira Obra Lixeira do projeto, no dia 10 de agosto, obra confeccionada  pelo artista e agente marginal Everaldo Costa.


Obra Lixeira Everaldo Costa
 
O local escolhido foi na mesma calçada onde se inicia a história do projeto Morro da Macumba, justamente com a proposta de criar links entre os dois projetos. Aproveitamos a inauguração da lixeira para fazer uma oficina ao ar livre com alguns adolescentes e jovens que convidamos, mais o público da própria comunidade que compareceu, o termo “oficina” poderia ser substituído por vivência, pois foi o que aconteceu quando abordamos os três eixos do projeto.
Nestas vivências abordamos questões sobre a identidade local, estética das comunidades as margens (periferia/favela), aspectos arquitetônicos,  consciência ambiental, APA’s – Áreas de Proteção Ambiental, arte pública, intervenção urbana, educação estética, conceitos de vida coletiva e etc.

Vivência nos eixos Arte, Meio Ambiente e Convivência

Tudo isto em uma atividade informal em os participantes se envolveram na discussão, elaboração e conclusão de um trabalho plástico, utilizando as linguagens do Graffiti e escultura. 


Grupo pós vivência junto ao IMARGEM

Neste mesmo dia 10 de agosto fizemos uma exposição na Casa das Caldeiras, antiga fabrica da família Matarazzo e que hoje é um espaço de eventos culturais, muitos dos presentes na oficina, foram conosco para este evento na casa das Caldeiras.
Foi um dia muito especial, pois estivemos em atividade das 09 da manhã até às 23 horas da noite.

Associação Cultural Casa das Caldeiras



Esq. Tela André Pato e a Dir. assemblage cavalete Mauro



performance pictórica dos agentes marginais


Nossa próxima ação estava marcada para o dia 21 de Setembro, porém, devido o tempo chuvoso cancelamos a atividade que seria ao ar livre, tratava-se de mais uma inauguração de Lixeira Artística e Painel em graffiti, juntamente com uma oficina itinerante que com inicio no Jd. Monte Verde culminando com um debatepapo no bairro Jd. Prainhas.

Remarcamos esta atividade para o dia 22 de Novembro, com esta mesma proposta.
Com a proposta de atingirmos o público da escola também, levamos um debatepapo do imargem para a E.E.Maria Luiza no bairro do Jd. Eliana, trata-se de uma escola estratégica, pois grande maioria dos adolescentes e jovens dos bairros como Jd. Monte Verde, Jd. Prainhas e  Pq. Res. Cocaia estudam nesta escola, realizamos este debatepapo com os alunos do terceiro ano do ensino médio no dia 24 de Setembro, tendo como convidados especiais: Luis Sertório – Secretaria do Verde e Meio Ambiente; Alexandre Orion – Artista contemporâneo das artes de rua; Allan Amaro – Profº de História, músico e capoeirista da região do Grajaú. Neste dia tivemos um ótimo debatepapo, desde a apresentação do projeto, passando pelas considerações dos especialistas e a participação dos alunos com suas reflexões e perguntas.

Dando continuidade as ações do coletivo, fizemos um debatepapo convidando os agentes marginais da região, envolvidos e outros nem tanto com o projeto Imargem,  convidamos também especialistas nos eixos que abordamos no projeto, pessoas próximas do coletivo, eram eles: Leandro Caetano – Secretaria do Verde e meio Ambiente; Criolo Doido – rapper da região com muita influência local e externa no mundo do Hip Hop nacional; André Monteiro Pato – artista das artes de rua (graffiti) contemporâneo na cena.

Este debatepapo foi muito rico, pois tivemos um batepapo bem interessante, o mote inicial era os eixos Arte, meio ambiente e Convivência, mas acabamos discutindo muitas outras coisas, estávamos entre amigos e o papo se estendeu para mais tarde em um lugar nem tão formalizado enquanto debatepapo, podemos trocar experiências e ouvir pessoas que lidam com este eixos a mais tempo.

Debatepapo na Ecoativa - Ilha do Bororé

Debatepapo na Ecoativa - Ilha do Bororé

Em parceria com o projeto Morro da Macumba que vem sendo implementado do Parque Residencial Cocaia, fizemos mais um debatepapo no dia 17 de Outubro no CEU Navegantes.

A proposta foi apresentarmos a comunidade e aos presentes convidados o projeto Morro da Macumba e mediarmos  um debatepapo nos moldes do imargem, uma vez que identificamos muitas relações com os eixos que abordamos no projeto. Desta vez os especialistas foram: Eymard Ribeiro – Artista plástico especialista em arte e rua; Vitória Régia – Filosofa, artista literária e profª de história e Filosofia do ensino publico; Jair Guilherme – artista plástico e poeta da Cooperifa.

A atividade foi realizada no espaço do Teatro do CEU Navegantes e tivemos um público que quase lotou o teatro. A discussão também foi muito rica, pois podemos apresentar os dois projetos enquanto experiências positivas no processo de transformação para uma identidade cultural e local. Pontos como a educação, trabalho coletivo, resgate da memória do bairro ou dos mais velhos, foram assuntos muito discutidos neste dia, com falas muitas bem colocadas pelos especialistas e a participação dos presentes. Resultado que chegamos a ponto de considerarmos um dos melhores debatepapos que realizamos.

Depois de vivenciarmos tempos difíceis com uma tentativa de latrocínio ao artista Mauro Sergio no final de agosto, o mesmo já recuperado (+ ou -) no final de Setembro Inaugura sua Obra Lixeira na Ilha do Bororé. Mauro não pode nem estar presente na inauguração no dia 02 de Novembro, pois teve que viajar de volta a Itália onde estuda e trabalha em seus projetos artísticos.

Obra Lixeira Mauro
Detalhe Obra Lixeira Mauro


Neste mesmo dia 02 de novembro também inauguramos um painel em graffiti pelo artista e agente marginal Jerry Batista, neste momento realizamos uma “oficina” que não foi exatamente uma oficina e sim uma interação com os freqüentadores e moradores da Ilha do Bororé, abordávamos as pessoas e carros entregando informativos sobre o projeto e um Balaio Cultural – Informativo Cultural do Grajaú, tarefa que não foi muito difícil, pois a Obra Lixeira e o Painel em graffiti já faziam metade do trabalho de sensibilização. Neste dia também recebemos a visita EIA – Experiência Imersiva Ambiental de artistas do coletivo , fizemos um tour pela região aonde o imargem vem atuando e fomos até a construção do rodoanel.

Já na semana seguinte inauguramos tínhamos a proposta de inaugurar mais uma Obra Lixeira, desta vez no bairro do Cantinho do Céu confeccionada pelo artista e agente marginal Hiosnay Ato, juntamente com um painel em graffiti do também artista e agente marginal Alexandre Puga, porém na semana anterior quando preparávamos o local onde seria instalada a obra lixeira, alguns poucos moradores voltaram atrás quando concordaram em deixar a obra lixeira naquele local, depois de muito argumentarmos que seria melhor colocar o lixo na lixeira do que não chão, entre outras melhorias, decidimos que seria melhor instalar a lixeira em um outro local, assim a ser reavaliada o melhor lugar para tanto. Em relação ao painel em graffiti não houve problemas, inauguramos o painel feito pelo artista Alexandre Puga e fizemos um tour pela comunidade com os presentes, que não eram muitos, tínhamos a presença dos representantes da equipe do VAI, Rosa Falzoni e Maria do Rosário, os meninos do projeto Viva sempre no meio também estavam presentes e nos acompanharam neste tour pela comunidade, culminando com uma visita no projeto Morro da Macumba, onde encontramos os agentes marginais, Ronaldo Costa Silva, Julio César Batchura, Ursula, Paul dias e Jonato Rodrigues.


Relatório de desenvolvimento do Projeto Imargem
No período de Dezembro de 2008.

Iniciamos o mês de Dezembro a todo vapor, com muitas atividades acontecendo simultaneamente a outras atividades dos coletivos culturais da região do Grajaú.

Dando continuidade nas atividades, neste que foi o trigésimo dia Novembro de 2008, inauguramos mais uma Obra Lixeira, desta vez do artista e agente marginal Julio César Batchura um painel em Graffiti, realizado pelos também artistas e agentes marginais Marcus Vinicius Angioletto, Enivo, Rodrigo Obranco e Wellington Néri. Nesta ocasião realizamos uma atividade com as crianças abordando os eixos do projeto, uma vivência naquela manhã de Domingo que justifica nossas ações enquanto artistas, educadores e residentes desta terra que margeia a cidade  se esbarrando na represa Billings.

A interatividade com o espaço vai além da relação com a imagem estética da margem, a convivência com aqueles que dividi o espaço, faz da vida em comunidade um momento para troca de experiências, onde as diferenças se completam, trazendo o novo paradigma de vida coletiva em um mundo coletivo.


Debatepapo Imargem na V ª Mostra Cultural Alternativa Fagulha
No final de semana seguinte, realizamos o ultimo debatepapo do ciclo de quatro encontros que proporcionamos para se discutir sobre nossas práticas, para tanto convidamos a pessoas especialistas dos eixos abordados no projeto que pode fazer esta troca com aqueles que compareceram na Vª Mostra Cultural Alternativa FAGULHA, promovida pelo Coletivo FACA em parceria com os coletivos Imargem, e NCA.

Este evento que teve inicio as 14hs teve seu encerramento às 00h00, 10 horas que se dividia em uma programação com Musica, Teatro, Debates papos, Exposições entre outras interações culturais.
Sem pausa para descanso, o Domingo de 07 de Dezembro nasce com a esperança de mais um dia repleto de novas interações e intervenções culturais.

Neste que seria o terceiro dia do MAPEIA 2008 – Experiência Imersiva Ambiental, artistas que vem intervindo na cidade de São Paulo em uma maratona de 14 dias de imersão em territórios da cidade, sendo que neste dia 07 de Dezembro o território anfitrião foi o Grajaú, tendo o coletivo Imargem como os artistas que recepcionava e criava situações para interações artísticas.

Fizemos um percurso que passava por vários bairros as margens da Billings, incluindo no roteiro locais que o Imargem fez suas interações artísticas junto a própria comunidade em si. Um trajeto marcado com muita arte, meio ambiente e convivência.